quinta-feira, 23 de abril de 2020

Under His Wings


Refúgio sob as asas do SENHOR é uma figura bem conhecida. Os textos bíblicos que a usam são os seguintes:

  • Salmo17.8: Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas. 
  • Salmo 36.7: Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas.
  • Salmo 55.6: Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso.
  • Salmo 57.1: Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.
  • Salmo 61.4: Assista eu no teu tabernáculo, para sempre; no esconderijo das tuas asas, eu me abrigo.
  • Salmo 63.7: Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso.
  • Salmo 91:4: Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.
Entretanto, a menção que aclara todas as demais nos foi dada pelo Senhor: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! (Mt 23.37).

Esses textos estão, até certo ponto, referidos no belo hino que intitula este texto, cuja letra transcrevo abaixo e que pode ser ouvido aqui: https://youtu.be/qeHcf_EtZ6A 

Under His wings I am safely abiding;
Though the night deepens and tempests are wild,
Still I can trust Him, I know He will keep me;
He has redeemed me, and I am His child.

Under His wings, under His wings,
Who from His love can sever?
Under His wings my soul shall abide,
Safely abide forever.

Under His wings—what a refuge in sorrow!
How the heart yearningly turns to His rest!
Often when earth has no balm for my healing,
There I find comfort, and there I am blest.

Under His wings—oh, what precious enjoyment!
There will I hide till life’s trials are o’er;
Sheltered, protected, no evil can harm me;
Resting in Jesus I’m safe evermore.

Sua versão em português é conhecida como “Tua/Minha Morada Jesus Assegura”. Não consta do Novo Cântico (da IPB).

Querendo usá-lo, mas, com algumas restrições ao clima meio místico da letra em português, proponho esta versão (desculpem minha ousadia, pois não sou sequer repentista e muito menos poeta).

Sob suas asas
Música: Ira David Sankey (1896)
Letra: Fôlton Nogueira (2020)

1 Sob suas asas encontro refúgio
Da escuridão ou da peste atroz.
Nele confiando, não tenho temores
Pois em minh’alma ressoa sua voz.

Sob suas asas, sempre seguro,
Desfruto paz sem igual!
Sob suas asas – Que graça infinita!
Venço o mundo a carne e o mal.

2 Sob suas asas estou protegido
Dor e tristezas eu superarei
Mesmo a morte enfrento sereno
E, com suas forças, a receberei.   

3 Sob suas asas está meu destino:
Morada eterna me aguarda nos céus.
E enfim, já livre de medos e horrores,
Sua perfeita vontade farei.

Nenhum comentário: