domingo, 25 de fevereiro de 2007

Duas Comissões

Voltamos do acampamento de carnaval com ânimo novo. Lá nos divertimos e descansamos, mas também pensamos sobre a Palavra de Deus e sobre nossas responsabilidades.

Seria difícil dizer o que falou mais ao meu coração, porém, de tão oportuna, vale a pena registrar, para os irmãos que não puderam ir, uma das palestras feita pelo Rev. Carlos del Pino, baseada no texto da grande comissão conforme foi registrado por Mateus.

Ele chamou nossa atenção para a posição em que o relato do suborno da guarda do túmulo de Jesus está colocado.

Abra sua Bíblia e veja: é o último capítulo. Nos 10 primeiros versículos Mateus conta como se deu a ressurreição de Jesus. Na última porção do capítulo Mateus narra o encontro de Jesus com os 11, e o que conhecemos como a “Grande Comissão”.

Porém, entre a ressurreição do Senhor e sua Comissão, os guardas, sem que ninguém os mande, vão avisar as autoridades judaicas que ele ressuscitara.

Esses dois anúncios da ressurreição do Senhor podem ser contrastados sob diversas formas:

1. O Anúncio da ressurreição do Senhor pelos guardas corresponde em um primeiro aspecto ao mesmo anúncio feito pelas mulheres, mas em um segundo aspecto corresponde também à mensagem central da Igreja de então: “...davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus”.

2. Ninguém ordenou que os guardas anunciassem a ressurreição do Senhor. A Igreja, porém, recebeu tal ordem, e depois da diligência inicial, foi preciso sofrer perseguição para sair mundo afora.

3. Era de se esperar que os guardas fossem anunciar a seus oficiais superiores, não às principais autoridades religiosas judaicas. Mas, isso seria uma confissão de dever não cumprido - cuja penalidade era a morte - e avisando aos mais interessados na derrota do Mestre, eles além de fazerem uma ameaça velada de tornar pública sua vitória sobre a morte, vislumbravam alguma recompensa para ficarem calados.

Duas formas de se anunciar a mesma verdade. Uma em obediência ao Senhor. Outra por “sórdida ganância”. Uma sofrendo pela verdade. Outra, esperando, firmemente a menor desculpa, para contar uma mentira.

Francamente, tenho visto com grande regularidade a “grande comissão do guardas”, mas peço a Deus, de todo coração que ele não nos deixe quietos. Pelo contrário, apesar de tantos falsos divulgadores do Evangelho, não deixemos de cumprir a verdadeira Grande Comissão do Senhor.

Nenhum comentário: