sábado, 27 de março de 2010

A estrada de Jerusalém a Jericó

Na estrada sinuosa e íngreme, que liga Jerusalém a Jericó, diversas pessoas devem ter sido assaltadas com prejuízo até de suas próprias vidas. A parábola do Bom Samaritano foi entendida de pronto, indicando que sua periculosidade era conhecida.

Era uma estrada muito inclinada: descia mil metros em vinte e quatro quilômetros.

Jericó é, até hoje, o local habitado de mais baixa altitude do planeta: cerca de duzentos e cinqüenta metros abaixo do nível do Mediterrâneo. Situa-se em uma planície ao lado do Jordão, próximo ao Mar Morto, e seu clima é razoavelmente quente. Herodes possuía um palácio lá para fugir do frio de Jerusalém, que fica na região montanhosa a uns oitocentos metros acima do nível do Mediterrâneo.

Dois mundos diferentes ligados por essa estrada. Jerusalém estabelecida para adoração do Senhor desde os tempos de Melquisedeque e Jericó fundada como altar de adoração a lua.

Essa foi a estrada que Jesus usou para chegar a Jerusalém onde seria crucificado. Parou em seu trecho final. Em Betânia. E ali hospedou-se na casa de seus amigos, Lázaro, Maria e Marta.

Não se sabe ao certo quantos dias ele ficou lá, mas quando saiu, tomou a direção de Jerusalém. Pouco mais a frente, na altura de Betfagé, deu instruções a seus discípulos sobre o jumentinho que emprestariam.

No trecho final, pouco depois das plantações de figos, ainda na região de Betfagé, foi que as multidões de peregrinos, que também subiam a Jerusalém para celebrar a páscoa, o encontraram e o aclamaram. Segundo João, alguns o tinham visto ressuscitar a Lázaro e ainda estavam maravilhados.

Quando a estrada termina sua ascensão em uma passagem por uma das montanhas que cercam Jerusalém, perto do Monte das Oliveiras, Jesus viu mais do que a cidade em si. Viu seu futuro. E pela segunda e última vez é dito que ele chorou: “Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação” (Lc 19.41-44).

Chorou antes por seu amigo Lázaro e agora chora por Jerusalém.

No ano setenta, a mesma estrada, como as demais estradas que chegam a Jerusalém por todos os lados, ficaram cheias. Não de viajantes, mas de soldados romanos. Jerusalém foi sitiada e arrasada a ponto de não ficar pedra sobre pedra, pois não havia reconhecido seu tempo oportuno.

Mas afinal, como se reconhecer o “tempo oportuno”? Há séculos todos os Judeus cantavam o que hoje chamamos de Salmo 95 exortando-se mutuamente: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração”. O tempo oportuno é hoje!

Atendamos nós também a exortação.

6 comentários:

Fabio Bueno de Camargo disse...

Prezado Folton.
Não conhecia o seu Blogger e lhe dou os parabéns pelo mesmo. Como estudiosos da Biblia e sem conhecer a Terra Santa, foi de muita valia para minha compreensão a descrição da estrada que o Nosso Mestre trilhou para nos salvar. Pertenço a Igreja Kairos aqui em Portugal e meu E-mail é fabucamargo@sapo.pt. Estamos ao seu dispor.

Unknown disse...

É muito bom ter pessoas que interessam-se em estudar o evangelho, seu contexto, produzindo uma visão mais ampla do que foi a grandeza da vinda do Cristo a nós. Sou espírita, gosto muito da investigação dos costumes e tradições da época da Boa Nova e do cristianismo primitivo. Parabéns pelo trabalho, Jesus o ilumine sempre. Paz e bençãos.

Unknown disse...

não,conhecia seu blog mais quando o vi , me ajudou e muito agradeço a Deus e que Ele continue vos abençoando e que você irmão seja abençoado das plantas,do seus pés ao alto da sua cabeça e que o Deus de Abraão Isaac e de Jacó te Guarde e Que Jesus Cristo nosso Senhor seja convosco para todo sempre e que o Espirito Santo lhe use cada dia mais,Amém

Unknown disse...

Falton muito esclarecedor sua colocação, me tire uma dúvida por favor, esse caminho era uma espécie de atalho para ter ido ou era o caminho principal? Obrigado.

folton disse...

Principal (talvez o único).

Teban Books disse...

Havia 3 estradas que os transeuntes usavam para chegar a Jerusalem. Mas a mais usada era esta que o irmão mencionou.