sexta-feira, 22 de outubro de 2004

O vento e as folhas secas

A noite de quarta-feira passada chegou com uma brisa fresca que logo virou vento forte, e, o que era apenas um alívio ao calor do dia, transformou-se em mais uma belíssima lição que Deus, através nossa ilha, nos dá.

Quando saí para o encontro da Saf e Uph estranhei a sujeira da rua. Só quando cheguei à avenida é que percebi que a sujeira era a boa sujeira: folhas. Foi então que liguei uma coisa à outra: o vento e as folhas.

A Bíblia estava sendo encenada: “Os ímpios ... são, porém, como a palha que o vento dispersa.”

Que figura tremenda!

Uma rajada mais forte e as folhas eram levadas para um lado. Outra rajada, e eram levadas para outro. Iam para onde o vento as levava. Não são assim os “sem-Deus”? Hoje todos concordam com algo, amanhã ... ora, amanhã depende dos estilistas de moda, dos músicos, dos políticos ... enfim: das “rajadas de vento”.

Fiquei um pouco com alguns irmãos que conversavam com o aniversariante à porta de entrada do prédio admirando a cena fantástica: folhas e até galhos arrancados violentamente.

Mas nesta bendita peça ainda havia um “segundo ato”. À medida que as ruas ficavam cheias de folhas mortas, que eram levadas de um lado a outro, as árvores, mesmo agitadas, iam ficando mais verdes: as folhas vivas resistiam. Como símbolo da verdadeira Igreja, trouxeram à minha mente tantas lições, que, quase peço alguém para me substituir e vir para casa escrever essa pastoral.

Lembrei-me das palavras de nosso Mestre e Senhor: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará” (Jo 15.5e6).

Lembrei-me também da função principal dos oficiais da Igreja: ”...para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina“ (Ef 4.14).

Quantas pessoas, quais ramos secos, arrancados pelo vento, não dão qualquer tipo de fruto e já estão em vias de serem lançados fora? Quantas pessoas, como os ímpios, seguem os ventos mundanos quais meninos agitados, seguem também os terríveis ventos de doutrina, que nada fazem senão prejudicar uma vida espiritual autêntica?

Da próxima vez que você vir as árvores de nossa ilha serem sacudidas pelo vento, lembre-se desse grito que pode ser entendido por todos, mesmo por aqueles que infelizmente não têm o hábito de ler a Palavra do Senhor.


Nenhum comentário: