sábado, 4 de junho de 2005

Mais outro aspecto esquecido da missão do Espírito Santo

Deus ordenou a seu povo na Antiga Aliança, usar sua lei como sinal. Dt 6.4-8:

Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.

Observe que os mandamentos do Senhor deveriam marcá-los na mão (prática), e na fronte (pensamento) desde crianças. Ou seja: os atos e as doutrinas deveriam ser aquelas que o Senhor determinou.

Na Nova Aliança essas marcas, também aparecem. Veja:

1. Ap 7.2e3: Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar, dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.

2. Ap 9.3e4: Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra, e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte.

3. Ap 14.1: Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai.

4. Ap 22.1: Nela [na Nova Jerusalém], estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.

Talvez você esteja pensando que não possui tal marca. Eu afirmo com toda segurança: O Espírito Santo é essa marca. Veja:

1. Ef 1.13: ... em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa
2. Ef 4.30: E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
3. 2Tm 2.19: Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.

Se o Espírito Santo habita no coração de alguém, tal pessoa é dirigida por ele. A conseqüência inevitável é o fruto do Espírito. Ou seja: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gl 5.22e23). Observe que todas estas qualidades, inclusive amor - que deve ser entendido no sentido bíblico - são comportamentos de cada pessoa, e o comportamento indica um coração regenerado, pois nosso Senhor nos ensina que pelo fruto se conhece a árvore.

Isto é uma marca. Jesus se torna reconhecido em nós através dela e através dela ficamos cada vez mais parecidos com nosso Senhor.

Este é mais um aspecto pouco falado da missão do Espírito Santo: selar o povo de Deus “para o dia da redenção”.

Nenhum comentário: