sábado, 15 de maio de 2010

Coisas importantes

Nova Imagem (5)

Pronto: a Pátria está de chuteiras! Os jogadores que disputarão a copa do mundo já estão escolhidos e, salvo algum percalço, não haverá mudança. Os noticiários já se voltaram de tal forma para o assunto que hoje se falava sobre a nova dança que alguns estão ensaiando para comemorar os gols.

Acabei de saber - sem procurar - a biografia de diversos jogadores que eu não conhecia de nome nem de apelido. Agora conheço detalhes da chuteira de um, da infância sofrida de outro e até da potência do chute de fulano e da “alegria” com que sicrano joga (também, com tantos milhões de reais por jogo, qualquer um joga alegre).

Por muitas razões, que não vem ao caso, e cuja explicação é muito longa, não gosto de futebol. Até assisto. Mas os momentos de real interesse em um jogo são tão poucos que, além das tais razões, fico impaciente e procuro algo mais emocionante como ler um dicionário.

Voltando a falar sério... Não condeno quem gosta. Até admiro quem consegue se envolver tanto com algo tão fugaz. O que me deixa irritado é a desproporção entre a importância real e a atenção recebida. Explico:

Hoje, pela manhã - quinta-feira - eu estava preparando outro texto, cujo assunto tem tomado minha atenção desde a noite de domingo passado, e para concluí-lo resolvi examinar como estava o vazamento de petróleo no Golfo do México. Nenhum dos principais jornais de circulação nacional trazia o assunto em destaque, mas a seleção estava destacada em todos.

Até a copa, muitos assuntos importantes serão preteridos. Assuntos importantes como a Lei da Ficha Limpa ou a tal “Lei Heterofóbica” receberão cada vez menos destaque e correm o risco de passar despercebidos.

Aliás, você viu a declaração de que aborto não é questão de foro íntimo, mas de saúde pública? Só faltou dizer - na verdade disse - que o aborto deve ser obrigatório para o bem da sociedade. Mas os critérios do técnico de nossa seleção foram tão amplamente divulgados que poucos sabem quem disse esse absurdo.

E assim, distraídos, não me admiraria se a CPMF voltasse.

E assim, envolvidos, não me admiraria se alguém propusesse mudar os horários dos cultos de nossa Igreja, que cometessem a afronta de chocarem-se com o horário de algum jogo.

E assim, cativados, cada vez mais seremos campeões de um título efêmero e perdedores de coisas que são realmente importantes.

Torcerei para que o Brasil ganhe a copa, mesmo achando que se ele for hexa-campeão pode desestimular os que não ganharam sequer uma vez. Porém, a tristeza de ver nosso país esquecido de tudo, dedicando sua preciosa atenção e energia ao que não lhe traz qualquer crescimento econômico, cultural, muito menos espiritual, amarga minha alma.

4 comentários:

Oliveira disse...

Ler um dicionário?... risos...
Como dizem os adolescentes... fala sério...!? risos...

Meu caro não seja tão amargo (quanto ao futebol).

Me permita um olhar de Pollyana, e fazer um pouco o "jogo do contente":

- Na minha igreja do passado, da infância, etc... futebol não era coisa para crente;

- Hoje muitos "atletas de Cristo" estão nestes ambientes pregando o Evangelho (da maneira deles, mas já é um avanço fantástico) e salgando um ambiente que antes era praticamente do maligno;

- Esta seleção mesmo, tem uma equipe técnica que sofre muita influência do ex-jogador Jorginho, que tem sim feito um notável trabalho para o Reino, junto a estes jogadores.

Então Deus nem sempre usa só o dicionário para realizar os Seus propósitos, ele também usa o futebol, uma coisa aparentemente tão fútil.

E também hoje as coisas fúteis trazem sim grande crescimento econômico, a perspectiva da Copa do Mundo no Brasil já prevê investimentos de milhões e consequente aquecimento da economia e geração de riqueza e emprego para o Brasil.

Então por incrível que pareça, coisas fúteis também (não todas) podem ser fontes dignas de trabalho e ganha pão para o homem.

Poderia divagar mais um pouco... então só vou fazê-lo mais um pouquinho... quando eu era criança os produtos bons eram os duráveis, aquela geladeira que mesmo depois de uma enchente, tiraram toda a lama, lavaram, ligaram na tomada e funcionou.... etc.. etc.. hoje houve uma inversão total, e os produtos não duráveis é os que eticamente são mais benéficos para a sociedade, pois aquecem a indústria, promovem o mercado e geram empregos. Hoje os produtos já são planejados para ter um ciclo de vida curto, para incentivar o consumo e a troca e gerar emprego e renda.

E difícil de "entender" mas de certa forma hoje Deus usa o "consumismo" (não é bem consumismo a palavra que eu quero usar) para gerar riqueza e benção (emprego) para ímpios e crentes.

Pois nós crentes também precisamos trabalhar.

Fica na Paz!
Veja pelo menos os melhores momentos de alguns jogos... risos...

Maurício Barbosa disse...

Oliveira,

Não quero causar polemica, mas eu fico pensando, nesses que se dizem atletas de Cristo e dou graças a Deus se de fato o forem, mas esses atletas entram em campo com um “gestual” de oração e quando saem... os que ganharam dizem que Deus me honrou aí fico perguntando e os que perderam o que Deus fez?
A questão dos investimentos no país é algo há ser pensado. Se não falha a memória as contas dos jogos Pan-americanos até hoje não foram aprovadas devido a super faturamento das obras. Você já pensou se o dinheiro gasto com a copa de 2014 e as olimpíadas fossem gastos em na saúde e escola que progresso nosso país não teria? Quantos postos de trabalho permanente seriam criados? Quanta melhoria no nível de vida haveria? Quantos tiraríamos do analfabetismo com escolas construídas? a copa acaba e o que será de todo o dinheiro gasto com todos os estádios? Se tivessem sido gastos em hospitais quantas vidas salvaria?
Mas que um jogo bem jogado como os “meninos da vila” é bom de se ver é!

Abraços,

Maurício

Anônimo disse...

Pra ajudar a discussão desse assunto: http://opiniaoenoticia.com.br/opiniao/tendencias-debates/o-contagiante-clima-da-copa-do-mundo-ja-chegou/?optin

Oliveira disse...

Caro Maurício

Fique na Paz.
Também não quero a polêmica.

Veja que eu pedi permissão para fazer o "jogo do contente" e assim procurei "olhar com olhos" bem otimistas para um cenário.

O que você escreve também tem sua importância, mas eu falava de outra abordagem.

Afinal tem sim surgido atletas que são homens de Deus e que tem dado bom testemunho.

O meu "herói" deste meio é o piloto Alex Dias Ribeiro.

Sobre a questão de investimentos, poderíamos discutir o assunto por vastas linhas, mas vou deixar passar.

Dependendo da visão de mundo que cada um tem, dá para fazer defesa e crítica de ambos os lados.

Mas o ponto que eu desejei tocar foi aquele que é suscitado pelo título da reflexão do Reverendo, a saber: "Coisas importantes".

E isto é muito subjetivo.

Exemplo: Para um jogador de futebol cristão, como é o Jorginho, hoje assessor técnica da seleção, as coisas que ocorrem no futebol mundial e no Brasil, e os assuntos da Copa iminente, são muito importantes. Muitas famílias são mantidas através deste trabalho, etc... Já para mim isto não tem a menor importância, mas outras coisas tem, e algumas delas seriam para você tão menos importantes, como o futebel para o Reverendo parece ser.

Abraço!