sábado, 4 de fevereiro de 2012

O Salmo 119

Não se sabe quem escreveu o Salmo 119. Há quem diga que foi Esdras, o escriba contemporâneo de Neemias, que participou ativamente da restauração de Israel após cativeiro babilônico, como também há quem garanta que, em determinada época, era exigido que o garoto judeu, que se apresentava ao Bar Mitzvah, o soubesse de cor. Porém, não podemos ter certeza destas e de outras afirmações semelhantes. Entretanto há fatos impressionantes a respeito desse Salmo:

Primeiro: É o mais extenso acróstico bíblico, com vinte e duas estrofes: Uma para cada consoante do alfabeto hebraico: Álef, Bêt, Guimel, Dálet, He, Vav, Zaim, Hêt, Tét, Iode, Caf, Lámed, Mem, Num, Sâmeq, Áim, Pê, Tsade, Cof, Rêsh, Shim/Sim eTau.

Segundo: Cada uma das estrofes possui exatamente oito versos (perfazendo o total de cento e setenta e seis versos, que todas as nossas versões brasileiras mantiveram em versículos). Cada um desses versos começa, em hebraico, como é próprio dos acrósticos, com a respectiva consoante, e mantem um estilo poético chamado de Paralelismo.

Terceiro: Cada verso tem por tema a Lei do SENHOR. No primeiro verso ela é chamada de Torah, (referência clara ao que chamamos de Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Nos demais versos são usadas outras palavras como sinônimos: Edah, Derek, Mitzvah, Choq, Davar, Mishpat e Huqqim, que na Edição Revista e Atualizada de Almeida da Sociedade Bíblica do Brasil, são traduzidas por Lei, Prescrição, Caminho, Mandamento, Preceito, Juízo e Decretos.

Quarto: Ao todo são oito termos. Além dos sete já citados, há imrah, que significa literalmente palavra, mas cujo sentido promessa (como na frase: “deu-me sua palavra”). Desses oito termos, pelo menos seis aparecem em cada uma das vinte e duas estrofes. Porém, em seis delas todos os oito aparecem.

Além destas eu poderia fazer mais outras tantas considerações, que seriam muito técnicas, pois o que quero destacar é que no meio de tanta erudição e trabalho árduo este salmista anônimo nos traz grandes efeitos poéticos e devocionais em apenas um tema: A Palavra de Deus. Repare nesta pequena amostra:

9 De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? / Observando-o segundo a tua palavra.

11 Guardo no coração as tuas palavras, / para não pecar contra ti.

18 Desvenda os meus olhos, / para que eu contemple as maravilhas da tua lei.

63 Companheiro sou de todos os que te temem / e dos que guardam os teus preceitos.

67 Antes de ser afligido, andava errado, / mas agora guardo a tua palavra.

92 Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, / há muito já teria eu perecido na minha angústia.

96 Tenho visto que toda perfeição tem seu limite; / mas o teu mandamento é ilimitado.

105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra / e, luz para os meus caminhos.

113 Aborreço a duplicidade, / porém amo a tua lei.

126 Já é tempo, SENHOR, para intervires, / pois a tua lei está sendo violada.

165 Grande paz têm os que amam a tua lei; / para eles não há tropeço.

Embora muitos não confessem publicamente, o Salmo 119 é considerado um texto chato. Dificilmente alguém o lê de uma vez. E raramente se faz um sermão sobre ele. E quando o sermão se baseia em um versículo, geralmente é usado como pretexto para abonar algo que o pregador já tinha em mente.

Não deveria ser assim. Precisamos ver o Salmo 119 com os olhos de um homem que ama a Palavra de Deus. Que já sofreu afrontas por ela e vive o dilema de cumpri-la cotidianamente a despeito da zombaria de seus pares e de seus superiores. De um homem que naqueles dias, já sofria dores muito semelhante às nossas, mas nem por isso deixou de esmerar em algo tão belo e tão profundo.

9 comentários:

Josivaldo de França Pereira disse...

Muito boa sua explicação sobre o Salmo 119 reverendo Folton. Palavras muitíssimo pertinentes. Seu texto poderia ter sido o prefácio da obra "Salmo 119: O Alfabeto de Ouro" de C. H. Spurgeon, publicado pela Edições Paraketos.O livro é excelente mas carece de um prefácio.

Família Mittelstädt disse...

É verdade, poucas pessoas encaram o Salmo todo de uma vez... fica como desafio!

Família Mittelstädt disse...

É verdade, poucas pessoas encaram o Salmo todo de uma vez... fica como desafio!

wellington luis midoes e silva disse...

O SALMO 119:71: "FOI-ME BOM TER EU PASSADO PELA AFLIÇÃO,PARA QUE APRENDESSE OS TEUS DECRETOS",DEVERIA SERVIR PARA OS QUE ACHAM "CHATO" O SALMO 119,QUE É EXTREMAMENTE FECUNDO,MARAVILHOSO E RENOVA OS QUE VERDADEIRAMENTE ESTÃO EM CRISTO.A PALAVRA DE DEUS É VERDADEIRA SABEDORIA E EM TODA SUA EXTENÇÃO!TODA GLÓRIA SEJA DADA AO NOME DO SENHOR JESUS CRISTO.ALELUIA!

Anônimo disse...

Amém.... Nessa manhã eu tive uma grande experiência com o Senhor através desse versículo. Um ano depois alguém que precisava ouvir as palavras do último comentário as ouviu, e esse alguém sou eu. Deus abençoe aos irmãos e que a cada dia prossigamos em conhece-lO.

Anônimo disse...

Eu tbm ouvi a palavra do Senhor através desse Salmo.... Depois de anos dessa publicação :)

Unknown disse...

preguei esse salmo quase todo claro de forma resumida mais sem sair do salmo foi uma maravilha muitos jovens foram avivados
a linda historia de um servo de Deus que se purificou na sua juventude

Unknown disse...

Lindo lindo lindo seu texto!

Unknown disse...

Bênção demais!

Ainda sobre Carnaval

Nesta semana que passou a internet “viralizou” um vídeo de um carnavalesco comparando um desfile de uma escola de samba com um despacho de m...