sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Os Anjos e os Pastores

Diferentemente da noite em que Jesus foi condenado a morte, a noite em que ele nasceu fez calor. Naquela, Pedro se aquecia junto a uma fogueira no pátio da casa do sumo sacerdote, nesta os pastores guardavam o rebanho durante à noite. A esses pastores Deus anunciou o nascimento de seu Filho.

Naqueles dias ser pastor de ovelhas não era uma das profissões mais nobres. Ao contrário, como viviam nos campos, assalariados para cuidar dos rebanhos, eram vistos como ainda hoje no interior de nosso país se vê os ciganos ou os trabalhadores de estradas (Peões de trecho). E, embora o talmude tenha sido escrito no Século 4, é tido como certo que se refira também aos tempos de Jesus ao listar as seguintes profissões como desprezíveis para um hierosolimitano: tropeiro, cameleiro, marujo, carreteiro, pastor, lojista, médico e açougueiro. A esses desprezíveis pastores o Senhor anunciou o nascimento de seu Filho de uma forma grandiosa.

Um anjo e depois “uma multidão” de anjos lhes apareceu. A aparição de um anjo já é uma coisa fantástica (a maioria das aparições causa grande terror de forma que a primeira coisa que o anjo diz é “não temas”), o aparecimento de uma multidão de anjos deve ser algo impressionante. Observe a ordem dos acontecimentos:

Primeiro, o anjo os tranquiliza: “não temais”. Segundo, comunica-lhes o nascimento e dá um sinal mediante o qual poderiam certificar-se (o menino estava envolto em faixas e deitado em manjedoura). Terceiro, “subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lc 2.13-14).

Geralmente se fala de um coro celestial, entretanto a melhor tradução é milícia mesmo. Ou seja: não o coro celestial, mas o exército celestial. E depois que o exército partiu eles decidiram procurar o menino e o encontraram com seus pais deitado em uma manjedoura como foi dito pelos anjos. Ou seja: os primeiros visitantes que o Senhor Jesus recebeu, foram pessoas humildes e até mal vistas. Quase dois anos depois é que ele recebe a visita de sábios.

O relato de Lucas complementa o de Mateus e nos mostra os detalhes do estado de humilhação do Senhor. Embora tenha sido gerado pelo poder do Espírito Santo, protegido pelo Altíssimo, e anunciado pelo exército celestial, ele assumiu nossa natureza e teve por mãe uma das simples filhas de Israel. Nasceu em uma terra que era conhecida dos profetas como “região da sombra da morte”. Teve como abrigo um estábulo; como berço uma manjedoura; como primeiras roupas faixas (tiras de pano) e como visitantes simples pastores desconhecidos.

Para nós também há uma grande lição: Como eles convidaram-se uns aos outros, digamos também: “vamos  até Belém e vejamos o que nos foi dado conhecer”.  

 

Um comentário:

Noemi disse...

Bendiciones desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com