sábado, 28 de dezembro de 2013

Todos os dias do ano com o SENHOR

“… os olhos do SENHOR,
vosso Deus,
estão sobre ela continuamente,
desde o princípio
até ao fim do ano”.

Deuteronômio 11.12.

Parados defronte a Terra Prometida, Moisés instrui o povo a cerca da vida que terão ali. Não mais escravos, teriam de se voltar para a agricultura. Porém, não seria como no Egito, em que, do Nilo traziam águas para as plantações. Agora passariam a depender das chuvas. E a única certeza que poderiam ter era a promessa de Deus de estar com eles durante o ano inteiro.

Enquanto o sábado regulava a semana em um ritmo de sete dias e a lua regulava os meses a cada vinte e nove dias e meio, o ano era mais difícil de ser estabelecido, porém não menos importante.

O primeiro mês do ano era marcado pela Páscoa, o terceiro pela Festa das Semanas (mais tarde chamada de Pentecostes) e o sétimo pela Festa dos Tabernáculos.

O sétimo ano deveria ser de descanso para a terra: era o Ano Sabático. E o quadragésimo nono ano (o sétimo ano sabático) era o Ano Jubileu, quando tudo voltava a ser como antes.

Observe que era um verdadeiro teste de fé. Além de dependerem totalmente de Deus para receber chuvas na quantidade e na ocasião certa, enquanto o resto do mundo trabalhava sem descanso nem folga eles deveriam observar o sétimo dia como dia de descanso, o sétimo ano como ano de descanso e o quadragésimo nono ano como ano de descanso e do perdão de todas as dívidas. Neste ano todas as propriedades deveriam voltar a seus donos originais. Ou acreditavam e praticavam isso ou viveriam como pagãos.

Nosso calendário atualmente pouco tem de religioso. Mas podemos saber com certeza: do mesmo modo que Deus “desde o princípio até o fim do ano” estava com seu povo no passado, está também conosco.

Quer vivamos uma vida dependente das estações do ano, quer tenhamos artificializado tanto a nossa vida que as chuvas sejam motivo de preocupação... Quer comamos diretamente o que nossos campos produzam, quer dependamos  de um salário para ter acesso aos frutos do campo... Sua promessa persiste: Os olhos do SENHOR estão continuamente sobre onde vivemos.

Feliz Ano Novo.

 

Nenhum comentário: