sábado, 20 de outubro de 2018

Marxismo cultural


É a nova apresentação do velho comunismo. O comunismo começou com as teses de Karl Marx, que cria que a tomada de consciência pelo operário, de que ele era, de fato, o responsável por toda a riqueza produzida então, era a chave para uma mudança mundial.

Era necessário que os operários se apropriassem dos meios de produção (pela força) e implantassem a Ditadura do Proletariado onde os patrões se tornariam operários e haveria apenas uma classe social/econômica.

Preste atenção no hino da internacional comunista: https://youtu.be/DGIb--joV_w
Destaco duas estrofes:
De pé, ó vítimas da fome!
De pé, famélicos da terra!
Da ideia a chama já consome
Uma crosta bruta que a soterra.
Cortai o mal bem pelo fundo!
De pé, de pé, não mais senhores!
Se nada somos mundo Neste,
Sejamos tudo, oh Produtores!
Refrão:
Bem-vindo a esta apresentação final,
Duma Terra sem amos} bis
A Internacional.
Messias, Deus, chefes supremos,
Nada esperemos de nenhum!
Sejamos nós quem conquistas
A Terra-Mãe livre e comum!
Para não ter protestos,
Para sair deste antro estreito,
Façamos nós por nossas mãos,
Tudo o que nos diz respeito!

A ideia que o hino sintetiza é a de que os operários se levantem contra tudo que se lhes apresenta como superior: Patrões, Messias, Deus, chefes supremos ...

Mas, a desilusão dos comunistas foi ver que na Primeira Guerra Mundial os operários assumiram a defesa de seus patrões contra os ideais comunistas!

Gramsci compreendeu que a cultura e a religião foram definitivas para a escolha dos operários, e propôs que tudo tinha de ser invertido: os ideais comunistas, em vez de impostos pela força, tinham de ser disseminados, com tanta intensidade e por tanto tempo até que “se tornassem verdades divinas”. Foi isso o que aconteceu no Brasil (pra não dizer no mundo).

Segue abaixo alguns links para você que tem interesse em compreender a situação pela qual o Brasil passa:

1) Do ponto de vista protestante:
- Uma excelente palestra do Pb. Solano Portela no Seminário JMC: https://youtu.be/9m-lhp2PqcM
- Uma síntese feita pelo Yago Martins: https://youtu.be/nrCiTRznn3Q

2) Do ponto de vista católico romano:
- Aulas do Pe. Paulo Ricardo: https://youtu.be/EQNSoNR_jLE
- Aula do Prof. Olavo de Carvalho: https://youtu.be/3OftHc9iF6Y

Um comentário:

Laerte Soares Lima disse...

A utopia comunista nunca me encantou .. vivi num período muito conturbado ... estava certa vez trabalhando de Oficce Boy próximo a DOI CODI ... fui detido por Cavalarianos .. nunca fui Terrorista .. mas estava andando apressado próximo a Avenida Tiradentes .. tinha que voltar o mais rápido possível para Santo André .. estudava no período Noturno .. saía do trabalho as 17 horas e tinha que chegar na Escola as 19 horas ... nesta correria toda .. fui detido .. sem argumentos .. Militares detestam argumentos .. iria passar detido a noite toda .. tinha 14- 15 anos ... numa agonia profunda .. comecei a assoviar um Hino ... Mas perto quero estar ..meu Deus de Ti ... Graças á Deus ... o Comandante do Quartel conhecia o Hino ... e perguntou de onde eu conhecia o hino .. lhe disse que era Presbiteriano .. fui solto por este detalhe ... fiquei mais assustado ainda . pois na antessala do Comandante estava um cidadão de óculos escuros .. Aspecto sombrio .. Coronel Ustra ... era seu nome ... ele mesmo ... Nunca fui torturado .. mas esta experiencia ... me tornou muito mais Cristão ... e também mais convicto que Deus não me chamou por acaso .. não sou um Papagaio ... quando digo .. Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará .. sei o que é a Verdade .. paguei um preço muito caro pela Verdade .. e estou pagando até hoje .. 18 anos atrás da Verdade .. se Deus permitir .. fico outros 18.. 180 .. anos .. Buscando a Verdade .. A Verdade é a Mãe da Justiça