sábado, 30 de setembro de 2006

Professar a Fé

Hoje teremos o prazer de ouvir a Profissão de Fé de diversos irmãos com idades variadas.

A Profissão de Fé é a confirmação feita por quem cresceu na Igreja, e foi batizado ainda criança na fé de seus pais, de possuir a mesma fé na qual foi dedicado à Deus. É, também, para esses e para os que a graça de Deus alcançou já adultos, a oportunidade de dizer publicamente que são discípulos do Senhor Jesus Cristo.

Provavelmente, não haja outra ocasião mais propícia a alguém começar a subjugar seu “eu”. Explico.

Quando nos dispomos a estudar algo, seja nos primeiros graus, no terceiro ou em alguma pós-graduação, não nos arrogamos conhecer o assunto. Nos sujeitamos a professores ou orientadores, que exercem autoridade sobre nós.

Não há vergonha alguma em pedir a tais pessoas que nos ensinem algo, como não há vergonha alguma pedir ajuda a um colega, que teve mais facilidade de assimilar um determinado assunto. Curiosamente, não é assim que acontece na Igreja.

Mesmo aqueles que já se declararam simples alunos do Mestre Jesus através da Profissão de Fé, muitas vezes envergonham-se de perguntar a quem, pela experiência ou pela formação, conhece melhor as Sagradas Letras e não são poucas as vezes que até os afrontam.

Quando a Reforma Protestante do Século 16, estabeleceu como um de seus alicerces o livre exame das Escrituras Sagradas, não pretendia, de forma alguma, criar um rebanho de mestres, mas de discípulos. Discípulos, que, com liberdade de acesso às Sagradas Escrituras, procurassem, humildes, o significado delas e de como elas podem e devem ser aplicadas à suas vidas. Ou seja: O livre exame das Escrituras pressupõe humildade em relação ao que é examinado.

Os irmãos que fazem hoje suas Públicas Profissões de Fé, não estão se garantindo contra o pecado - aliás, é até provável que, uma vez confessado a todos o nome do Senhor como seu Mestre, passem a ser mais odiados como o mundo odiou a quem confessam – nem estão fazendo qualquer ato mágico que lhes garanta prosperidade ou coisas afins. Estão apenas declarando publicamente que são discípulos do Senhor Jesus e, confessando publicamente, recebem a promessa dele de confessar seus nomes diante do Pai e dos santos anjos.

Aprendamos com esses irmãos que querem aprender e oremos por eles e por nós mesmos para que sejamos aprendizes humildes das verdades do Senhor até que ele venha e possamos conhecer como também somos conhecidos.

Nenhum comentário: