As consequências do Pentecostes 
A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galileia e Samaria,
edificando-se e caminhando no temor do Senhor,
e, no conforto do Espírito Santo,
crescia em número.
Atos 9.31
Como podemos entender esta declaração? Como a Igreja tinha
paz se enfrentava tantos problemas? Veja uma pequena lista deles:
- Pouco
     tempo depois de Pentecostes, Pedro e João haviam sido presos e só foram
     soltos após ameaçados pelo mesmo Sinédrio que havia condenado o Senhor
     Jesus.
- Não
     demorou muito tempo para que Ananias e sua esposa Safira expusessem o
     maior problema que afligia e sempre afligirá todas as igrejas: mentir ao
     Espírito Santo!
- Logo
     em seguida todos os apóstolos foram presos e açoitados por anunciarem o
     nome de Jesus.
- Com
     o crescimento numérico apareceram os necessitados. Isso os levou à escolha
     dos primeiros diáconos.
- Um
     desses diáconos que foi apedrejado, com o consentimento do fariseu Saulo,
     foi o estopim para uma grande perseguição que espalhou a Igreja de
     Jerusalém pelas cidades da Judéia e de Samaria. Enquanto isso Saulo
     literalmente “assolava a igreja, entrando
     pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere” (At
     8.3).
- Como
     acontece hoje com os mercadores da fé, Simão, o mago, tentou comprar o
     poder de conceder o Espírito Santo mediante a imposição de mãos.
Como, uma igreja, que, em cinco ou seis anos, passa por todos
esses problemas, podia ter paz?
O próprio versículo nos dá a resposta: o conforto do
Espírito Santo.
Quando Jesus prometeu o Espírito Santo aos seus discípulos
ele o chamou de Consolador (em grego: Paracletos) e é essa a palavra que Lucas
usa para falar de como a Igreja tinha paz. Ou seja: A igreja tinha paz, ao
ponto de crescer em número, mediante a “paraclesis” do Espírito Santo.
Nossa tradução por “conforto” não é ruim. Talvez a
dificuldade de se entender esteja na mudança de significado que esta palavra
sofreu.
Hoje, para muitos de nós, o significado de conforto está
entre aconchego e comodidade. Dizemos que cadeiras, casas e outras coisas, ou
situações, são confortáveis, quando elas nos proporcionam sensação de
bem-estar. Entretanto o primeiro significado desta palavra deriva-se do latim
“cum+fortius” (com força).
Eles tinham paz mediante a força que o Espírito Santo lhes
concedia, ao ponto de, com tantos, e tão grandes problemas, não comprometerem o
viver na presença de Deus.
O mesmo Espírito, que os capacitou a falar nos idiomas dos muitos
povos, das muitas nações para os quais iriam, os capacitou também a viver em
paz, apesar dos problemas pelos quais passavam.
Mas não esqueça: Essa paz não era desperdiçada. Eles a
aproveitavam para edificarem-se caminhando no temor do Senhor. 
Não há melhor descrição dessa paz do que a que, anos depois
seria feita por quem antes lutava contra ela: “...
a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a
vossa mente em Cristo Jesus (Fp 4.7).
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário