sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Carnaval

 Em nosso bairro e nos vizinhos, muitas faixas nos alertam sobre o estacionamento proibido nos dias de carnaval. Praticamente todas as vagas estão proibidas. Há quem não possa estacionar na frente de sua própria casa.

Uma quarta-feira difícil reclamava descanso e fui dormir antes das 10 horas. Durante uns 20 minutos lutei contra o ritmo ruim e mal batido que, desde uns 2 quilômetros de distância, atravessava minha janela e fazia pulsar minhas últimas lembranças de um dia atribulado.

Sobre o batuque eu falo outro dia, pois seu uso é até recente, comparado a história do carnaval.

O Carnaval foi “incluído” na prática do que é chamada, pela Igreja de Roma, de Quaresma (período de 40 dias antes da “quinta-feira santa” dia em que Jesus celebrou a Santa Ceia e que, portanto, não pode haver qualquer jejum).

Explicando melhor: a ideia era que os cristãos se preparassem para melhor celebrar a paixão e a ressurreição de Jesus. Como a Bíblia fala muitas vezes em 40 dias de jejum, optou-se por esta preparação. Logo, pela dificuldade obvia (mesmo determinando jejum apenas para maiores de 13 e menores de 60 anos), resolveu-se estabelecer jejum apenas de carne.

Os dias que antecediam imediatamente esse período passaram a ser chamados de dias em que se podia comer carne ou dias em que a “carne vale”. Mais tarde, carnaval. Eram dias festivos e comiam carne com gosto. Afinal, ficariam 40 dias comendo verduras, cereais e, no máximo, peixes.

No século VI, o Papa Gregório Magno estabeleceu que, na quarta-feira, o fiel recebesse em sua testa, uma cruz de cinzas e começasse o Jejum da Quaresma.

Além dos incômodos (ruas fechadas, barulheira bestial etc.), o carnaval pode ser visto como fruto da Igreja de Roma, que, até hoje, perturba as verdadeiras práticas cristãs e bíblicas (nossa única regra de fé e prática) e gosta de desencaminhar o rebanho do Senhor.

Na verdade, o Carnaval, para o fiel da Igreja de Roma, é uma “prática devocional”, pois é a “preparação” para a quaresma. Alguns excessos form trazidos de fora por pessoas que nem religiosas são, mas tudo foi preparado para que se chegasse a esse ponto.

A Igreja de Roma é mestra em desencaminhar o Rebanho do Senhor. Você sabia que, visando tornar o Brasil mais igualitário, seus bispos participaram ativamente na fundação do PT?

Acautele-se.

 

Nenhum comentário:

Carnaval

  Em nosso bairro e nos vizinhos, muitas faixas nos alertam sobre o estacionamento proibido nos dias de carnaval. Praticamente todas as vaga...