quinta-feira, 7 de julho de 2005

... e trocaremos nossos jeans ...

"...e trocaremos nossos jeans pelas vestes brancas do Senhor "

Essa é a frase com a qual se encerra uma música evangélica cantada por um grupo jovem há alguns anos atrás.

Quando comprei esse disco, ainda de vinil, o grupo que a cantava era considerado o mais irreverente da época. Época em que "gospel" era apenas a palavra inglesa usada para designar os quatro primeiros livros do Novo Testamento. Época, em que a irreverência incluía aversão pelo "mercado religioso", e os discos eram feitos mais para comemorar uma data ou divulgar o trabalho de determinado grupo musical.

O grupo "Vencedores por Cristo" fazia uma turnê pelo Brasil e lançava um disco com as musicas mais cantadas. O próprio grupo, chamado Rebanhão, tinha por hábito, fazer um "arrastão" nas praias do Rio de Janeiro e levar quem "estivesse a fim" para a Igreja.


Hoje essa frase que parece mais uma piadinha inofensiva, tinha então uma conotação de grande irreverência. Entretanto, ela expressa muito do que mudou nesses últimos 15 anos.

Naquela época era mais comum pensar que, por ocasião do retorno de nosso Senhor Jesus, o mundo atual seria substituído por outro diferente, assim como os jeans seriam substituídos pelas vestes brancas.

Embora, essa idéia ainda esteja presente no nosso meio, ela tem sido cada vez mais diluída de diversas maneiras em diversas proporções.


Há alguns já que não fazem uma separação absoluta entre os jeans e as vestes brancas. Outros, como que fugindo do mundo, querem as tais vestes brancas aqui e agora, abominando não apenas o jeans, mas tudo o que é representado por ele. Ainda outros, esquecendo-se que a volta do Senhor está aproxima, querem eternizar o jeans.


Porém, poucos estão pensando que os jeans desse mundo podem ficar cada vez mais brancos até que, no dia certo, os troquemos pelas “vestes brancas do Senhor”. Não posso concordar com quem diz que as vestes brancas que receberemos, na verdade, serão jeans brancos.

Reparou? Vivemos em uma época confusa em que os pensamentos não estão mais claramente delineados. Ao contrário: eles se misturam, e, essa confusão afeta a cabeça de muitos.


Você já deve estar pensando que, na verdade, eu proponho um ponto final nisso e dizer: Jeans é Jeans. Vestes brancas são vestes brancas. Um dia os trocaremos.

Não! Creio que a mistura característica de nossos dias mostra desconhecimento de fatos bíblicos, mas também mostra um desejo muito grande de conhecer melhor tais fatos. Cumpre-se hoje a Palavra do Senhor transmitida pelo profeta Amós: "Eis que vem dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Andarão de mar a mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não acharão. Naquele dia, as virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede...".


É isso que está acontecendo hoje. Cabe-nos, cada vez mais, "ouvir as palavras do SENHOR" e, procurar embranquecer nossos jeans até o dia em que, de seu filho Jesus, recebamos novas vestes. Por enquanto, só sabemos que serão brancas ... e de linho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, pastor.
Muito interessante este seu blog. A mensagem está ótima. Uma das formas de trocarmos nossos jeans por vestes brancas é santificarmos também pelos caminhos virtuais. Agora que achei seu blog, pretendo passar mais vezes por aqui. Vê se me acieta no orkut.
Um abraço da sua ovelha que te ama.