sábado, 15 de abril de 2006

A ressureição de Jesus

Quando o Senhor ressuscitou, não aconteceu o mesmo que aconteceu aos que já haviam ressuscitado - como, por exemplo, Lázaro, a filha de Jairo, etc). Todos estes reassumiram a vida que tinham antes. O Senhor Jesus assumiu a vida que Adão teria se não tivesse cometido o pecado de desobedecer a Deus.

Não sabemos muito sobre essa “nova vida”. Porém podemos depreender alguma coisa de diversas informações que encontramos na Bíblia.

Sabemos que uma das conseqüências do pecado de Adão, foi atrair a maldição de Deus sobre a terra que ele deveria cultivar: “maldita é a terra por tua causa”. Sabemos também que houve uma espécie de “alteração biológica”. A Eva, Deus sentenciou: “com dores tu terás filhos”. Pois bem: tudo isso foi revertido com a ressurreição de Cristo - sendo que grande parte ainda aguarda sua volta para se tornar efetivo.

Obviamente houve muitas outras mudanças que atingiram a o ecossistema do primeiro casal. Porém, para o tema deste artigo estas duas serão suficientes.

Jesus - chamado de primeiro desta nova criação - após sua ressurreição apresentou certas características que não se encaixam em nossa biologia atual, nem na que ele ele possuía antes.

Por exemplo: Maria Madalena, e os dois de Emaús, não o reconheceram de pronto. Foi necessário ele “dar-se a conhecer”. Ele desapareceu diante dos dois de Emaús e apareceu em uma sala fechada onde os onze estavam escondidos.

Porém não pensemos que ele perdeu seu corpo. Ele mandou Tomé ver os buracos dos cravos e colocar o dedo na ferida da lança. Comeu, mais de uma vez, com eles. E fez questão de declarar que possuía carne e ossos.

Porém, podemos obter mais informações: Quando, para mostrar que nós ressuscitaremos também, o Apóstolo Paulo, exorta a problemática Igreja de Corinto a não duvidar da ressurreição, pois isso faz parte integrante da fé salvadora. Leia com atenção:

Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?

Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer; e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente. Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado.
... Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual.

O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais.

E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.

Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. (1Coríntios 15.35-50)

Percebeu? É uma nova criação.

Nenhum comentário: