sábado, 29 de agosto de 2009

Nosso desafio centenário

... em nada considero a vida
preciosa para mim mesmo,
contanto que complete a minha carreira
e o ministério que recebi do Senhor Jesus
para testemunhar o evangelho da graça de Deus.
Atos 20:24

Neste fim de semana estamos alegres por relembrar que quinhentos anos atrás nasceu um homem que teve a coragem, de bradar bem alto: Deus é soberano! Conformemo-nos com isso ou continuemos lutando contra ele. Era João Calvino. Não poupou esforços e enfrentou os mais diversos empecilhos para praticar esta verdade, mas não se dobrou diante do deus deste mundo.

Da mesma forma por que, há cento e cinqüenta anos, chegou ao Brasil um jovem de vinte e seis anos que deixara o conforto de seu país trouxe-nos a Palavra de Deus. Morreu aqui poucos anos depois, mas deixou plantado e frutificando o santo Evangelho, o qual, até então estava limitado a colônias de imigrantes, e, no restante de nosso país semeava-se algo que de Evangelho tinha muito pouco ou quase nada.

Igualmente, por que cem anos atrás o Rev. Manoel Alves de Brito, enviado pela Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá, recebeu por profissão de fé e batismo os primeiros crentes no senhor Jesus Cristo em Dom Cavati.

Hoje, agradecemos a Deus, e nos desafiamos a continuar proclamando que o Senhor é soberano sobre todos nós e concede a oportunidade aos que ainda estão rebelados contra sua vontade de reconciliarem-se com ele mesmo mediante o sacrifício de seu Filho na Cruz.

Em uma cultura que vende o santo Evangelho como um produto qualquer, nosso maior desafio é permanecer fiéis aos valores ordenados por Deus, pois ele ainda tem muitos escolhidos que não ouviram de sua graça e a “fé vem pelo ouvir”.

É com tal certeza que recebemos entre nós o Rev. Samuel Gueiros Vitalino, que, no canto da seara do Senhor, a que chamamos de Estado do Piauí, também se afadiga nesta mesma missão. Entretanto, perto de nós há lugares tão carentes do santo Evangelho quanto o sertão.

Como esses homens, e como o apóstolo Paulo, autor das palavras que encabeça este texto, nunca deixemos que a tranqüilidade de uma vida pacata nos impeça de cumprir as ordens de nosso Senhor Jesus e testemunhar o evangelho da graça de Deus.

Nenhum comentário: