domingo, 9 de agosto de 2009

Qual é a principal obrigação de um pai para com seu filho?

- Qual é a principal obrigação do pai para com seu filho? Foi a pergunta de uma amiga a todos nós que, falávamos sobre as dificuldades que tem para educar um filho nos dias de hoje.

É claro que uma pergunta dessas não pode ser respondida de pronto. Especialmente se ainda não pensamos nela. Mas é uma excelente pergunta para dar início a uma boa discussão sobre o papel daquele que homenageamos hoje.

Nesta mesma época do ano passado eu escrevi aqui sobre o privilégio da paternidade. Especialmente considerando o fato de que Deus a usa para falar de si. Ou seja: Deus se revela como um pai.

Certamente temos de entender que tal revelação não é exaustiva. Não explica tudo o que Deus é. Entretanto nos é a mais apropriada para que compreendamos o nosso relacionamento com ele e relacionamento dele conosco.

Ele é nosso pai.

Pai de todos por criação e pai dos remidos por adoção. Ou seja: há um “afunilamento” no conceito de paternidade de Deus, que se estreita ainda mais quando consideramos o modo como ele é pai de nosso senhor Jesus Cristo.

O que ele espera, como pai de todas as criaturas, é semelhante ao que um pai espera de seus filhos: obediência filial. Não a obediência implacável, embora inteligente de um soldado, nem a obediência automática das máquinas, mas a obediência amorosa de alguém que o louva com seus atos.

O que ele espera, como pai dos remidos, é que, cada vez mais, pareçamos com seu Filho Unigênito. Não apenas no nome, mas nos atos; no esvaziar-nos de nós mesmos; no assumirmos em nossa mão direita e em nossas frontes - ou seja: no agir e no pensar - a semelhança e os valores que orientaram a vida que seu filho levou entre nós.

O que é que nós esperamos, como pais Cristãos, de nossos filhos? A resposta será a mesma que teremos de dar a pergunta daquela amiga a que me referi no início desse texto, pois nossos filhos dependem de nós para serem o que devem ser. Em outras palavras: temos, para com nossos filhos, a obrigação de os tornarmos aquilo que esperamos deles.

Nossa hesitação em responder deveu-se exatamente a não havermos pensado antecipadamente no que esperávamos de nossos filhos.

Às vezes esperamos deles que sejam bons profissionais, bons cidadãos, bons esposos ou bons pais. É pouco! Devemos esperar que sejam bons Cristãos. Se forem bons cristãos serão tudo o que foi listado e ainda mais.

Então qual é a principal obrigação do pai para com seu filho? Eu não teria palavras melhores do que as dela: Nossa principal obrigação para com nossos filhos é mostrar o quanto eles são pecadores e o quanto precisam da graça de Deus revelada em Cristo.

Esta noite concluí que antes de tudo um pai é um evangelista (ou um missionário, como quiser) e seu campo de trabalho está bem determinado: seus filhos.

Feliz Dia dos Pais!

Um comentário:

Oliveira disse...

Nossa!!!

Com choque li a frase "um pai é um evangelista..."

Sou pai.

E sei que minha filha é minha responsabilidade, mas também sei que no fundo não depende de mim autonomamente.

Mas falando pela ótica humana, a frase me pegou pesadamente "um pai é um evangelista..."

Não posso nunca me esquecer de que de nada adianta querer ganhar o mundo e ao chegar no céu, não poder nem abraçar os meus...

Quando sou pai, acho que me pareço arminiano... mas não me importo muito.

Pois quando devo orar por pela salvação da minha filha?

Antes da concepção?

Mas mesmo antes os decretos de Deus já são imutáveis...

Depois da concepção?

Eu oro "inutilmente" Senhor dá bom temperamento para a minha filha...

Quando eu oro, "me esqueço" que sou calvinista determinista bíblico e "imagino" que minhas orações possam influenciar alguma coisa na mente de Deus.

Para não pecar totalmente ao final sempre acrescento "todavia não seja feita a minha vontade mas a Tua".

É possível ser evangelista de um filho e mesmo assim ele se perder...?

Bem difícil para mim conciliar a oração de pai com os propósitos eternos de Deus.

Por isto as vezes oro, Senhor opera em mim tanto o querer quanto o efetuar em ser um pai segundo os teus propósitos eternos já definidos antes da fundação do mundo e permita pela tua misericórdia que eu conceba somente filhos da tua aliança e da tua graça salvadora.

Mas então lembro dos filhos de Eli, e de Samuel (que viu os fihos de Eli e me parece caiu em erros semelhantes) e dos filhos de Davi (um homem segundo o coração de Deus)... e o meu coração pesa.

Não sei se consegui dizer o que eu queria dizer...