sábado, 4 de março de 2006

Águas de fevereiro

Dizem que as águas de março fecham o verão. Pode até ser. Se for, começaram em fevereiro.

Águas e ventos castigaram nossa ilha e nossa cidade. Folhas, galhos e árvores arrancadas pela raiz ainda podem ser vistas em nossas ruas.

Águas e ventos castigaram nossos acampamentos. O dos adultos, menos dependente de eletricidade, teve de se despedir da comida guardada na geladeira e o dos jovens, além disso, despediu-se do uso dos instrumentos elétricos.

Águas e ventos já mostraram sua fúria nos dias de nosso Senhor e impeliram seus discípulos a acordá-lo pedindo socorro. Não seria diferente em nossos dias. Muitos oraram com fervor, depois de assustados com os trovões terem se jogado debaixo das mesas.

Acabada a tempestade, a bonança, trouxe o silêncio dos grilos e dos passarinhos e, também, o frescor das folhas, o aroma da terra e a espera. Espera por um bem que nós inventamos e sem o qual dificilmente sobreviveríamos: a eletricidade.

Se, por um lado, a falta de eletricidade estimulou a conversa - normalmente silenciada pelas novelas - e a observação de um céu negro profundo em que as estrelas pareciam mais brilhantes, por outro deixou sem água quem dependia de bomba.

Aqui, não achamos lampiões que iluminassem o templo no domingo. Conseguimos comprar algumas velas, e durante o culto foi possível ver que os bancos sem adoradores e velas, estavam escuros e cheios de ausências.

Cantamos, lemos, oramos e ouvimos a Palavra do Senhor à luz de velas, que, como nós só ilumina bem o que está próximo. Recordamos também, que a luz precisa estar desimpedida para alumiar o objeto e precisa estar no alto para ser vista.

Benditas águas de fevereiro. Muitos estragos, muitas lições.

Lições que vieram sobre bons e maus, sobre justos e injustos. Lições comuns a todos que deixando de lado a raiva por Deus ter suspendido seus planos e mostrado que um pouco de sua chuva acaba com a “torre” dos mortais, perceberam seu poder destilado gota a gota, sopro a sopro.

7 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito da mensagem de hoje, uma pessoa me disse : Com que carinho ele faz o boletim!!
Estou grata a Deus por sua vida

Anônimo disse...

Pastor!!!!! Que mensagem maravilhosamente pertinente! Visualizo cada momento descrito e tão sabiamente lecionado. Deus seja sempre louvado por tão preciosa vida que é a do senhor!!! Saudações extensivas à querida família. Em Cristo.

. disse...

Pastor Fôlton,

Estas águas de fevereiro foram uma lição para nós, sem dúvidas. Uma das coisas que mais me lembrei foi de que graças a Deus, fomos salvos da ira vindoura.

Abraços e saudades da comunhão que tive com vocês.

folton disse...

AnnaK; Bondade grande a tua. Mais preciosa tua amizade. Saber que você e teu amado oram por mim (como dizem por aí), não tem preço. Obrigado. Toda glória seja dada a nosso Senhor.
ab
Fôlton

folton disse...

Charles;
Dias preciosos em que tua companhia foi definitiva. Dias alegres em que nossa comunhão foi marcante.
Abraços fraternos e amigos
Fôlton

folton disse...

Anônima (que pelas boas palavras deve ser muito querida);
Obrigado. Ore por mim.
Ab
Fôlton

Oliveira disse...

Muito, muito, muito bom!
Tens uma alma poética.

Certamente Deus se agradou do "cheiro suave" que este texto provoca em quem o lê.