sexta-feira, 21 de março de 2008

O Dia da Ressurreição é o Dia da Nova Criação

Como eu poderia deixar de celebrar a ressurreição de meu Senhor? Acaso seria tão ingrato? De forma alguma. Celebrarei sim.

Entretanto me cercarei de cuidados. E o primeiro será dar-lhe exclusividade: não a confundirei com uma data qualquer.

Hoje a moda é celebrar. E, a qualquer pretexto, celebra-se qualquer coisa. Às vezes mais de uma ao mesmo tempo, e algumas até irônicas como, no mesmo dia, celebrar-se o “Dia do Circo”, o “Dia da Escola” e o “Dia do Consumidor”. Terei o cuidado de reservar esse dia com carinho: deleitar-me nele, para usar a expressão do profeta, e não celebrar nenhuma outra coisa.

Dar-lhe-ei também centralidade. Meus compromissos serão organizados a partir dela. Não me aproveitarei dela para fazer outras coisas. Não transformarei o tempo que dediquei a lembrar-me do maior evento com que fui agraciado, em meu dia de lazer.

Como o Apóstolo Paulo apressou sua viagem, não se demorando na Ásia, para poder chegar a Jerusalém a tempo do Pentecostes - que acontecia 50 dias depois da Páscoa - farei todo o possível para organizar meu tempo - até minhas viagens - de modo a estar com os meus queridos na data em que meu Senhor, vencendo a morte, nos deu vida.

Mas não celebrarei supersticiosamente, achando que isso me tornará mais santo.

Não celebrarei vulgarmente, achando que é apenas uma convenção cristã.

Não celebrarei mundanamente achando que tudo se resume a festa.

Celebrarei de joelhos. Não meramente os joelhos externos, mas aqueles outros joelhos que são infinitamente mais difíceis de serem dobrados, já que dependem de um coração contrito, de um orgulho subjugado, e mais do que de tudo dependem de se colocar o ânimo nas mãos furadas de pregos daquele que, antes de ressuscitar, morreu a mais infame e vergonhosa de todas as mortes: a morte de cruz.

Celebrarei a nova criação! O evento que Adão e Eva não souberam aproveitar. Celebrarei ter recebido o que eles teriam ganhado se tivessem obedecido ao Senhor. E que eu ganhei porque o Senhor o obedeceu por mim.

Tenho muitos motivos para celebrar!, Celebrarei sim.

Nenhum comentário: