sábado, 1 de março de 2008

"Antes o seu prazer está na lei do Senhor" - 2ª Tábua

Por puro prazer honre aos que Deus usou para lhe trazer à existência, e que, desde os primeiros dias - como o próprio Deus faz - se deram para que você vivesse.

Seu pai, além de semeá-lo, garantiu a estabilidade ambiente desdobrando-se em cuidados. Sua mãe, além de germiná-lo, encubou-o, formou-o e foi sua primeira morada. Alimentou-lhe de si mesma e, com dores, lhe trouxe à luz. Em seu regaço lhe aconchegou.

Por meio deles Deus lhe deu à vida biológica. Pelos seus ensinos e aliança lhe agraciou com a vida espiritual: prenúncio da vida eterna.

Por puro prazer honre seu pai e sua mãe.

-

Por puro prazer empenhe-se pela vida. Não apenas pela vida biológica, mas também pela vida moral e espiritual.

Sabendo que algo, ou alguma prática, a prejudica ou mata, lute contra, ou, pelo menos, evite. Quem polui o ar, a água e o alimento, que sustentam a vida biológica, ou a ética, que alimenta a vida moral, ou o temor a Deus, que alimenta a vida espiritual, é tão assassino quanto quem, armado ou não, mata seu próximo.

Por puro prazer não mate a seu próximo nem a si mesmo.

-

Por puro prazer jamais deixe de considerar que uma das mais profundas influências sobre todas as pessoas, inclusive sobre você, deve ser expressão de sua submissão a Deus.

Ao criar ele mesmo determinou que o sexo deve estar sob domínio individual, social e espiritual. Individualmente ele é expresso por órgãos biológicos especializados. Socialmente ele expressa-se com o testemunho da sociedade em que o casal passará a ter novos papéis. Espiritualmente ele é conforto para as almas dos cônjuges e um meio de expansão da família da aliança.

Por puro prazer não cometa adultério contra você mesmo nem contra seu cônjuge.

-

Por puro prazer aprecie e contente-se com o modo divino de distribuição das riquezas materiais, intelectuais e espirituais sob sua administração ou de seu próximo.

Tomá-las é ir contra vontade de Deus. Concordar, ou calar-se diante de quem as toma, ou se vale de meios ilícitos para que elas cheguem a si, ou as falsifica, é o mesmo que ir contra suas deliberações.

Cada um prestará contas daquilo que Deus colocou sob sua guarda. Das capacidades e riquezas que recebeu e das que, estando sob a guarda de seu próximo, foram obtidas com fraude.

Por puro prazer não furte a si mesmo nem ao seu próximo.

-

Por puro prazer empenhe-se pela verdade. Seja nas matérias, nos dizeres, ou nos projetos.

Não viva de aparências. Não omita ou aumente a verdade, nem crie expectativas falsas. Resolva tudo o que lhe foi confiado.

A mentira envolve o furto o adultério e o assassinato. Furta-se a verdade. Adultera-se a realidade. Assassina-se as expectativas e a boa fé do próximo.

Por puro prazer não diga falso testemunho: não minta.

-

Por puro prazer alegre-se com a prosperidade de seu próximo. Empenhe-se para que ele e você desfrutem das bênçãos divinas.

Entristeça-se por ver seu próximo sem o que comer ou vestir, ou sem moradia, mas transforme essa tristeza em atitudes práticas conforme os poderes, e as capacidades com que Deus lhe agraciou.

Por puro prazer não cobice o que está sob a guarda de seu próximo.

-

Por puro prazer use a Lei do Senhor como o guia de sua vida. E ao amar sua Lei você estará também amando o Autor dela. Ame de todas as suas forças e de toda sua alma. Mas ame também de todo seu entendimento.

Tenha por certo que enquanto você não honrar quem está junto de você - seu pai e sua mãe - jamais conseguirá, sequer, atinar com o bem de quem está tão distante que só é alcançado pela cobiça.

E lembre-se das palavras de nosso Mestre e Senhor: "O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo".

Nenhum comentário: